sexta-feira, abril 15, 2011

Dia Mundial do Desenhista - 15 de Abril



(c) 2011 | John Castelhano
A vida dura de um desenhista, alguns chegam a trabalhar mais de 15 horas por dia, em um espaço solitario somente ele e o papel, tem que amar esta profissão.

[Só no Brasil há mais de 78 mil desenhistas profissionais registrados em atividade]

(c) 2011 | John Castelhano
Normalmente suas ferramentas são o lápis, papel, tintas, réguas, softwares e sua criatividade.

A data escolhida remete ao nascimento do mestre italiano Leonardo da Vinci (em 1452), que usava o desenho como instrumento para compreender a real idade. Porém, essa manifestação estética já se expressava desde a pré-história, quando os homens a utilizavam com um contexto tribal-religioso. Nesse período acreditava-se que as imagens desenhadas nas cavernas e pedras possuíam alma própria e eram capazes de se tornarem reais, ou seja, o desenho estava mais ligado a um ritual místico do que a um meio de expressão.

-Fonte: JusBrasil, acessado 12/Abril/2011


Quem foi Leonardo da Vinci ?

Provável autorretrato de Leonardo da Vinci (1452-1519), cerca de 1512 a 1515
(imagem| Wikipédia)

Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.

Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalho para o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519.

Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com com expressões de sentimento, detalhismo artístico.
-Fonte: Sua Pesquisa, acessado dia 15/Abril/2011



Felicidades e muito Sucesso, a todos os Desenhistas deste meu Brasil e do mundo.
Postar um comentário